O chamado "Over
The Top" (OTT) é um tipo de serviço de transmissão
(streaming) de áudio e vídeo, como o Spotify ou iTunes. A
tecnologia que o pioneiro Netflix popularizou é inovadora em muitos
aspectos, pois a maneira do usuário consumir conteúdo mudou: Está
mais dinâmica, rápida e objetiva. O OTT já está tão inserido no
dia-a-dia do brasileiro que o Congresso Nacional está buscando
maneiras de tributar o serviço.
Essa tecnologia,
baseada em streaming, traz um leque infinito de possibilidade, tanto
para o consumidor, quanto para o profissional de comunicação, este
que precisa constantemente se atualizar com o contexto do
ciberespaço.
Com uma população
cada vez mais imediatista, o serviço ganhou espaço de forma rápida.
Esperar uma semana inteira para ver o próximo episódio ou buscar
download pirata de uma série já se tornou algo ultrapassado. Tudo
está a um clique de distância.
As mídias estão de
adaptando, pois a produção de conteúdo está mais colaborativa. A
palavra da vez é interatividade. A cada vídeo, é possível
publicar uma nova opinião, produzir um discurso ou declarar opinião
contrária.
Essa facilidade de
acesso à informação e de uma forma relativamente barata que a
internet proporciona, enfrenta a oposição de operadoras de TV a
cabo, a qual tem perdido um número considerável de assinantes para
o serviço de streaming. A ideia da concorrência é que a modalidade
receba regulamentação e o aplique de tributos, a fim de obter
isonomia entre as partes.
Tecnologias da Comunicação
Daniel Xavier
Douver Sá
Rafaela Xavier
Ricardo Vaz
Vitória Pereira
Douver Sá
Rafaela Xavier
Ricardo Vaz
Vitória Pereira